Especialidades - ECOCARDIOGRAMA

A ecocardiografia ou ecocardiograma bidimensional com doppler é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração. Está indicado para a avaliação de:

• Função ventricular esquerda, de dispneia e edema, e das cardiomiopatias.
  • Valvopatias de sopro cardíaco e de próteses valvares.
  • Dor torácica com suspeita de etiologia cardíaca, com diferenciação entre síndrome isquêmica aguda, pericardite, dissecção de aorta, estenose valvar aórtica, prolapso de valva mitral, cardiomiopatia hipertrófica e outras patologias extracardíacas, como tromboembolismo pulmonar, doenças do esôfago ou osteoneuropatias.
  • Efeitos da hipertensão arterial sistêmica.
  • Eventos cardioembólicos, centrais ou periféricos.
  • Hipertensão no tromboembolismo pulmonar e em doenças pulmonares.
  • Substrato anatômico para arritmias e síncope.
  • Massas e tumores intracardíacos.
  • Doenças do pericárdio.
  • Doenças da aorta torácica, da artéria pulmonar e das veias cavas e pulmonares.
  • Cardiopatias congênitas.
  • Pacientes criticamente enfermos ou politraumatizados.
  • Rotina cardiológica em pacientes assintomáticos, porém sob situações especiais, como gravidez ou atividade atlética de alta performance.
  • Doenças sistêmicas ou de terapêuticas com envolvimento cardíaco.
  • Seguimento evolutivo dessas doenças ou avaliação do efeito de medidas terapêuticas.
  • Monitorização cardíaca durante procedimentos invasivos (por exemplo: biópsia miocárdica).