Exames - Ecocardiograma sob Estresse

O Ecocardiograma de Estresse é um exame através do qual se avaliam as estruturas cardíacas durante um estresse, que pode ser induzido por medicamentos ou por esforço. Em nossa clínica realizamos o ecocardiograma de estresse com esforço físico em bicicleta ergométrica, sendo um exame seguro, com cerca de 30 minutos de duração.

A indicação mais frequente deste exame é a avaliação das obstruções das artérias coronárias, principalmente quando paciente tem dificuldade de deambular em esteira ergométrica (problemas ortopédicos, articulares que causem dor ou alteração na marcha, obesidade mórbida, dificuldade de adaptação em esteira com risco de queda – tonturas, por exemplo).

Também é indicado quando foi realizado teste ergométrico e ocorreram alterações sugestivas de isquemia (“entupimento das artérias coronárias”) ou arritmia cardíaca, onde seja necessária complementação do diagnóstico, antes de se realizar um exame mais invasivo para o paciente ( “cateterismo”, por exemplo).

Durante a realização do Ecocardiograma de esforço físico, faz-se praticamente a mesma monitorização de um teste ergométrico, acrescido de imagens obtidas pelo ecocardiograma em repouso e durante a realização do exercício físico. A conjugação dos dois métodos para análise amplia a acurácia em se detectar obstruções coronarianas.

PROCEDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE ECO ESTRESSE 1. Alimentação leve 02 horas antes do exame. 2. Mulheres: tênis, camiseta, top de ginástica, bermuda ou calça de ginástica. 3. Homens: tênis, camiseta, bermuda ou calça de ginástica (pode ser necessária depilação do tórax antes do exame). 4. Toalha de rosto. 5. Pasta com os exames já realizados na clínica, inclusive anos anteriores. 6. Em caso de uso de medicação trazer a receita no dia do exame. 7. Suspender a medicação somente com autorização de seu médico.